quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Histórico da Padaria Escola

No ano de2004 a Escola " Domingos José Martins" firmou convênio com a Petrobrás tendo comoobjetivo implantar um projeto de uma padaria escola no município de Marataízes. O projeto visava a melhoria da escola, capacitação dos alunos, produção de pães para merenda, e ainda fabricação de bolos, biscoitos, salgados e outros, vendida na cantina da escola bem como na lojinha do Projeto de Artesanato Municipal.
O presente projeto com término do convênio em 11/05/2006, foi mantido no decorrer destes dois anos pela empresa, onde montou todo o laboratório necessário a viabilização do mesmo, arcando ainda com tode matéria prima necessária, bem como manutenção dos equipamentos.
A empresa, em fevereiro de 2006, fez a avaliação do Projeto apresentando as seguintes considerações:
* Espaço do projeto é de bom tamanho, e oferece inúmeras oportunidades de integração com a comunidade;
* O aprendizados não se resume ao ofício do padeiro. O participante se envolve em questões comerciais,administrativas e gerenciais que o preparam para outras profissões em diversas empresas;
* O projeto valoriza a imagem da escola perante a comunidade, que atem como referência;
* O ponto atual do projeto que confirma seu sucesso, está no convite recebido da SEDU para que a padaria escola se torne um curso subseqüente - técnico em panificação e confeitaria.
A partir de tais dados, a escola sentiu a necessidade de dar continuidade ao trabalho, não em forma de projeto, mas na forma de curso profissionalizante, buscando propiciar aos segmentos responsáveis pela transformação de alimentos, em especial os da panificação e confeitaria, subsídios para que os estabelecimentos comerciais (padarias, confeitarias, lanchonetes, pizzarias, restaurantes, etc) ocupem um espaço cada vez maior na sociedade, através da expansão e/ou inserção em novos mercados e de otimização  da oferta de produtos e serviço, zelando ainda,  pela valorização do setor como elemento que desde os primordios da humanidade, contribui para o desenvolvimento da sociedade.
Pesquisas realizadas demonstram que a maior dificuldade enfrentada pelo setor da panificação está centrada na falta de profissionais habilitados para o desenvolvimento de produtos, serviços qualificados e processos dinâmicos de gestão empresarial havendo uma car~encia de 200 profissionais para atuarem no mercado de trabalho qualificados em 12 padarias de médio e grande porte.
Constatou-se ainda que profissionais que atuam no segmento da panificação não possuem qualificação profissional e xercem o trabalho a partir de apredizagem adquirida informalmente durante o próprio exercício de trabalho. São trabalhadores distribuidos em diferentes funções: panificadores, confeiteiros e outros, gestores para processos de gerenciamento administrativo de finanças, recursos humanos, arketing, vendas,estocagem, etc. As tendências mercadológicas importas à área da transformação de alimentos, incentivam à reorganização dos setores e acarretam como desdobramentos, a necessidade de alternativas capazes de reduzir drasticamente custos de operação e de gerar formas altenativas para ampliar as oportunidades de competitividade, o que só poderá ser feito através da dimnamização dos modelos de gestão praticados até então.
Diante deste conjunto de fatores e levando em consideração a relevancia do trabalho desenvolvido pela escola, e ainda a necessidade do mercado de mão de obra qualificada, propormos ofertar a comunidade em geral à continuidade do trabalho na forma de educação profissional com o CURSO TÉCNIC EM PANIFICAÇÃO, para um período de 03 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário